Animais de estimação exóticos

12 Animais de Estimação Exóticos Diferentes e Surpreendentes

O Brasil é um dos lugares onde a maioria das casas possui pelo menos um pet doméstico. No entanto, normalmente as pessoas preferem animais mais dóceis como cachorro e gato. Contudo, existem alguns animais de estimação exóticos interessantes e bem diferente do tradicional.

Está buscando sair do convencional é adquirir um animal de estimação exótico? Existem uma grande variedade de espécies diferentes que você pode estar adotando como o animal de estimação. Sobretudo, é importante tomar diversos cuidados quando se opta por ter um pet doméstico diferente, pois é preciso se preocupar com alimentação, hábitat, entre outros pontos.

Este artigo foi desenvolvido com a meta de mostrar os animais de estimação mais exóticos que encontra. Nos atentaremos a todos os detalhes desde a alimentação até a expectativa de vida e precauções que devem ser tomadas para não se machucar com o animal de estimação exótico que escolher.

1. Cobras

Animais de estimação exóticos
O animal de estimação mais perigoso de se ter; cobras. Fonte: Pexels

As cobras são um animal de estimação exótico completamente diferente do convencional. Saiba que essa espécie não está acostumada a viver em cativeiro, pois se trata de um animal selvagem, e perigoso. Caso ainda assim decida ter uma cobra de estimação, precisará tomar diversos cuidados, pois é necessário proporcionar as condições de vida adequadas para ela.

Sobretudo é importante ficar atento, pois nem todas as espécies de cobras são aceitas para essa finalidade. Se não seguir o determinado pela legislação poderá ser responsabilizado pelo poder judiciário. Além disso, as espécies proibidas pela legislação são aquelas que oferecem um alto risco à saúde, algumas podem causar a morte em minutos devido à mordida. Vamos aos detalhes do processo para cuidar de uma cobra de estimação:

  1. Faça a escolha correta da espécie: a primeira coisa que precisa se atentar é a escolha da espécie da cobra. Pesquise com antecedência para conseguir definir aquela que não terá grandes dificuldades para cuidar e não apresente perigo como animal de estimação.
  2. Crie o ambiente correto para a cobra: precisa simular o habitat das cobras em uma área de sua casa. Normalmente elas vivem em lugares como areia, por conta de saberem escavar, também deve ter rochas e troncos que usam para se esconder. Precisa também fornecer uma boa quantidade de água para que ela consiga se lavar. Outra preocupação com relação ao ambiente desse animal de estimação exótico é o ambiente que deve ser quente.
  3. Alimentação: de preferência, deve fornecer alimentos vivos ou até mesmo congelados como ratos. Dependendo da espécie, não precisará fornecer alimentação com tanta regularidade, em especial quando elas atingem a fase adulta.

Esses são os principais cuidados que precisa ter caso decida adquirir uma cobra de estimação.

2. Animais de estimação exóticos: Aranha

Aranha de estimação
Animais de estimação exóticos: Aranha

As aranhas não são um animal de estimação comum, mas algumas pessoas pensam nelas como sendo. Pesquise muito bem as diversas espécies que existem de aranhas para conseguir adquirir uma que entregue menos perigo. Deve evitar as que possuam veneno como, por exemplo, a vespa-aranha. Uma excelente alternativa para quem quer adquirir esse animal de estimação exótico são as aranhas-da-seda, pois não são perigosas.

Ademais, a alimentação da aranha é composta majoritariamente por insetos e grilos. De preferência utilize alimentos vivos, mas também pode estar congelando minhocas, por exemplo, para fornecer a aranha.

Sempre que for pegar a aranha deve estar com as mãos lavadas, também nunca aproxime ela de crianças, pois existem muitas pessoas, com medo desse animal que pode acabar agitando o pet. Sobretudo o território deve ser o úmido e quente, tendo uma boa fonte de luz artificial, esse é o melhor ambiente para quem quer adquirir esse animal de estimação exótico.

É fundamental que preste atenção à condição de vida e saúde dela, dependendo da análise prévia o ideal é contratar um veterinário que seja especializado em aranhas, para que o tratamento seja feito da forma correta.

3. Lagartos

Lagartos, exóticos, mas, charmosas
Lagarto Verde (Fonte: Pexels)

Lagarto é um animal muito popular principalmente por conta da sua beleza. Ainda assim, é incomum alguém querer ter um lagarto como animal de estimação. Principalmente por conta do trabalho  atrelado ao habitat que deve ser criado.

O ambiente de vida do animal deve ser  relativamente grande e precisa ter áreas onde o lagarto consiga se esconder, pois isso é algo comum para a espécie. Ademais, sua alimentação também é realizada por alimentos vivos. É preciso  estar pesquisando, pois dependendo da espécie ele possui uma alimentação diferente.

O ambiente deve ser quente, com uma boa fonte de luz, pois isso é fundamental para que o animal mantenha sua sanidade. Sobretudo, esses são animais que são muito sugestivos  a adquirir doenças, então a visita regular ao veterinário é importante.

Aliás, são animais que gostam de um ambiente limpo e seguro. Também saiba que precisará dedicar um tempo considerável do seu dia para cuidar do animal, pois é preciso se preocupar com a limpeza e outros aspectos.

4. Gatos selvagens

Animais de estimação exóticos
Tigres, onças, animais que vivem na selva (Fonte: Pexels)

 Existem muitos gatos bonitos domésticos, mas algumas pessoas gostam de ter gatos selvagens em suas casas como o leopardo ou guepardo. Esse é o animal de estimação exótico que mais representa risco para as pessoas, são extremamente desobedientes e também precisam de uma alimentação frequente de proteína, então a sua vida estará sempre em risco caso tenha um destes.

Nenhum desses animais é acostumado a viver em cativeiro, então se tivesse um desses na sua casa e mantesse ele trancado, acabaria deixando ele irritado e provavelmente ele atacaria alguém de sua casa. Logo,  o ideal é que viva na floresta, pois lá possui toda a área que gostam e também podem praticar a caça, algo comum para esses animais.

No Brasil é proibido ter um desses gatos selvagens mencionados anteriormente, mas existem países principalmente na região africana onde as pessoas mais ricas costumam ter esses animais de estimação exóticos, até mesmo conseguindo nadar com eles. No entanto, não é algo recomendado, pois, o risco a vida é frequente, principalmente se o animal estiver irritado e sentir fome.

5. Coelhos selvagens

Coelhos
Coelho Selvagem (Fonte: iStock)

Diferente dos coelhos domésticos, os coelhos selvagens não são recomendados para se ter na casa, pois eles não são obedientes e quase sempre apresentam um comportamento agressivo, que estão acostumados a viver na floresta. Por conta disso, acabam desenvolvendo necessidades específicas e não se adequam ao ambiente fechado da casa. Sua alimentação é composta majoritariamente de verduras e frutas, por conta de ser um animal herbívoro.

Sobretudo, eles não podem ser domesticados. Então se em algum momento pensou em ter um coelho selvagem, é melhor trocar de ideia, porque somente terá dores de cabeça devido aos problemas causados pelo coelho. Aliás, ele pode até mesmo atacar as pessoas da sua casa.

Ademais, no Brasil é proibido ter esse animal exótico de estimação, por conta do perigo que ele gera as pessoas. Se você mora em outro país onde é possível ter um coelho selvagem de estimação e, mesmo não sendo recomendado deseja ter um, não se preocupe tanto com o cuidado dele, pois são animais independentes, é melhor tomar cuidado com os outros pets, devido ao temperamento deste.

6. Animais de estimação exóticos: Aves exóticas

Arara
Aves exóticas

Existem muitas aves exóticas que você pode estar obtendo no Brasil como papagaio, araras, entre outros. Deve ficar atento, pois a legislação brasileira é muito específica com relação a esse animal doméstico, em especial aqueles que correm risco de extinção, que não podem ser adquiridos. Então, se souber de alguém que tem ou venda alguma ave que corre risco de extinção, denuncie.

Sobretudo, cada ave tem necessidades específicas, principalmente quando relacionadas ao ambiente em que vivem. Vamos aos detalhes que precisa se atentar caso tenha esse animal de estimação exótico.

  1. Ambiente: se possuir uma ave exótica, prepare um bom ambiente para ela. São pets, que estão acostumados com o voo. Logo, a gaiola deve ser grande para que ele fique confortável. Aliás, o maior fator de adoecimento entre as aves está o habitat inadequado. Logo, é o principal fator que precisa estar se atentando.
  2. Alimentação: aves são animais herbívoros, ou seja, somente se alimentam de verduras, frutas, grãos e sementes. Além disso, é interessante utilizar suplementos vitamínicos e minerais, isso diminui a chance do pet doméstico ficar doente.
  3. Atenção há ave: essas aves exóticas quando são domesticadas acabam por desenvolver a necessidade da interação constante e também precisam de estímulos intelectuais. Essas coisas são extremamente importantes para que ele passe o tempo e também se desenvolva plenamente.
  4. Cuidados veterinários: é importante que você esteja levando esse animal de estimação doméstico exótico constantemente ao veterinário para fazer exames, realize o tratamento de doenças e também tome as vacinas recomendadas.

Por fim, deve sempre estar pesquisando para entender tudo aquilo que precisa fornecer para o animal. Precisa também estar atento, a legislação tem alguns aspectos bem específicos sobre o tratamento das aves domésticas.

7. Marsupiais

Animais de estimação exóticos
Cangurus

Existem diversos animais que são marsupiais como os cangurus, gambas, entre outros. Eles são marcadas por conta da grande bolsa de pele, onde carregam o filhote até que ele esteja totalmente desenvolvido. Existem muitos detalhes que você precisa considerar para ter esse pet doméstico:

  1. Ambiente: os marsupiais gostam muito de viver em um espaço amplo e precisam se movimentar, caso isso não seja possível, acabam ficando irritados. Logo, é importante que tenha uma área vasta para que o animal fique confortável e gaste sua energia.
  2. Alimentação: sua alimentação é composta majoritariamente de folhas e verduras. Se tratando de animais herbívoros, logo o custo para mantê-lo saciado é baixo.
  3. Interação: a interação com eles deve ser frequente com esse animal de estimação exótico, para que ele crie afeto pelo dono.
  4. Leve ao veterinário: para que ele esteja indo até o lugar onde mora, pois esses animais não ficam confortáveis durante o deslocamento  até uma clínica. O contato deve ser regular com o médico, sempre fazendo a vacinação correta e tratando da melhor maneira possível quando eles estiverem doentes.
  5. Hábitos noturnos: dependendo do marsupial que adquirir, saiba que eles possuem o sistema um pouco diferente e ficam acordados durante a noite por conta de gostarem do escuro e do ambiente silencioso e acabam por dormir durante o dia.

O ideal é que adote um destes animais enquanto ainda é filhote, pois após atingirem a fase adulta são muito difíceis de se controlar caso não tenho o contato com uma pessoa desde a infância. Pesquise também a lei específica sobre isso para que não descumpra algo determinado por ela.

8. Anfíbios

Animais de estimação exóticos
Animais de estimação exóticos: Sapo venenoso

É comum que as pessoas tenham anfíbios como rãs, sapos de estimação, mas, não existem pessoas que gostam desse pet, por ser uma espécie diferente. Precisa ficar atento, pois alguns têm veneno, isso é muito prejudicial à saúde, esteja pesquisando a legislação e identificando as espécies que pode adotar. Confira todos os detalhes atrelados ao cuidado dos anfíbios:

  1. Habitat: o ambiente desses anfíbios, precisa sempre ser limpo, estará adequado ao ambiente comum para aquela espécie, precisa pesquisar com antecedência. São animais que vivem em ambientes muito diferentes e uma boa análise precisa ser feita. Um fator incomum entre eles é que o ambiente deve sempre ser muito úmido, e uma temperatura quente.
  2. Alimentação: a maior parte desses anfíbios se alimentam de insetos e minhocas porque devem ser entregue a eles de preferência vivos.

Todos esses detalhes, fazem com que o pet se sinta confortável. Com relação à interação, saiba que eles não têm tanta necessidade disso por conta de serem independentes devido ao histórico da espécie. É complicado encontrar um veterinário especializado nessas espécies, mas o ideal é que pesquise para que todos os cuidados relacionados à saúde sejam tomados.

Outra dica é não deixar que crianças se aproximem, pois elas são muito agitadas e podem acabar deixando esse animal exótico de estimação nervoso. Fazendo com que elas apresentem um comportamento agressivo utilizando seus mecanismos de defesa.

9. Animais de estimação exóticos: Roedores

Animais de estimação exóticos
Animais de estimação exóticos

Adotar animais roedores na casa é algo relativamente comum, mas os fáceis de  adquirir são porquinho-da-índia ou hamsters. Contudo, algumas pessoas preferem outros animais como os ratos de estimação. Esses animais precisam de muita atenção, principalmente quando se trata de sua saúde, pois, tem uma expectativa de vida baixa quando comparado a outros animais. Mostraremos todos os detalhes que precisa estar se atentando caso deseje ter um roedor em sua casa:

  1. Habitat: precisa ser limpo e sua gaiola precisa ser muito bem ventilada e ter um bom ambiente para que o pet doméstico se movimente. São animais extremamente agitados, então é interessante que esteja acompanhando uma gaiola que tenha brinquedos, para que ele consiga gastar toda essa energia que possui.
  2. Alimentação: alimentação dos roedores é muito simples, basicamente você deve usar ração. Não é muito recomendado que dê outros tipos de alimentos, mas se ainda assim desejar oferecer ao pet, entregue apenas verduras frescas, elas nunca devem estar quentes.
  3. Interação: sem dúvida os roedores são alguns dos animais mais carentes que você pode estar adquirindo. Podem até mesmo ser comparados aos cachorros nesse quesito. Logo, é importante que você esteja sempre interagindo e fazendo brincadeiras para que ele não acabe se sentindo sozinho.
  4. Limpeza: esteja sempre limpando gaiola e também lave o roedor ao menos uma vez na semana.
  5. Leve ao veterinário regularmente: como dito anteriormente, a saúde dos roedoress é frágil. Sendo assim, leve ele regularmente ao veterinário, eles são especialistas em esconder o que estão sentindo. Logo, quando notar mudança de comportamento, leve ao veterinário.

No geral, não são pets difíceis de domesticar e tomando todos os cuidados que mencionamos com certeza terá um roedor alegrando a sua família.

10. Raposas

Animais de estimação exóticos
Raposa Amarela (Fonte: iStock)

Já ponderou ter uma raposa como um animal de estimação exótico? Bom, se tendo esse pensamento, saiba que raposa são animais selvagens e não se adaptam ao ambiente doméstico. São diversas as suas necessidades, principalmente no que está atrelado à sua dieta e espaço.

Sobretudo, elas podem acabar transmitindo doença para o ser humano e até mesmo para outros animais, isso sem falar da agressividade, que boa parte delas apresentam devido ao ambiente comum em que elas vivem.

Aliás, no Brasil é proibido ter uma raposa de estimação, mas pode conseguir permissão. Através de uma licença que o governo deve disponibilizar. Para isso você precisará comprovar diversos aspectos, esses devem demonstrar que você tem capacidade de fornecer tudo o que esse animal de estimação exótico precisa.

O ambiente deve ser amplo, pois, elas precisam correr e gostam de ficar se escondendo devido ao instinto de sobrevivência. Ademais, a ida ao veterinário é muito importante para ele tomar todas as vacinas.

Você está decidido a adquirir uma raposa de estimação, precisa morar perto do seu hábitat natural para que ela consiga se movimentar e se sentir bem.

11. Animais de estimação exóticos: Equinodermos

Animais de estimação exóticos
Estrela do mar

Os equinodermos são animais aquáticos como a estrela-do-mar e os ouriços. Esse animal de estimação exótico que você pode estar obtendo para deixar no seu aquário. Geralmente apresentam uma beleza incrível, sendo a principal razão das pessoas quererem obtê-las. Podem ser encontradas normalmente em casas de animais que ficam próximas de praias no Brasil. Confira todos os cuidados que deve tomar:

  1. Ambiente: bom, o habitat para que esses animais aquáticos se sintam bem deve ser sempre limpo e a água deve ser salgada. Diversos cuidados devem ser tomados, principalmente com relação à temperatura, oxigenação e também ao nível do pH.
  2. Alimentação: a alimentação deve ser feita principalmente por alimentos vivos como minhocas e camarões.
  3. Limpeza: a limpeza do aquário deve ser sempre feita regularmente e precisa estar sempre controlando todos aqueles aspectos mencionados anteriormente. Sem dúvida, a parte mais difícil é o cuidado que se deve ter com o tanque de água.

Fazendo todas essas coisas, considerar ter um desses animais domésticos aquáticos tranquilidade e deixará o seu aquário muito mais bonito.

12. Escorpiões

Animais de estimação exóticos
Animais de estimação exóticos

Os escorpiões são animais invertebrados e muito difíceis de cuidar, pois são muito agressivos, isso sem falar das diversas necessidades que precisa se atentar. Ainda assim, gostaria de ter esse animal de estimação exótico? Bom, então veja tudo que precisará fazer para manter ele:

  1. Habitat: o ambiente precisa ter bastante vegetação para que ele se sinta confortável, não há grande necessidade de o espaço ser muito grande. Precisa ser de temperatura quente e o hábitat precisa ser úmido.
  2. Alimentação: o escorpião gosta de alimentos vivos, de preferência insetos, podem até mesmo ser congelados.

Este animal não é recomendado, procure com antecedência. Há espécies com venenos extremamente fortes que podem gerar a morte.

13. Animais de estimação exóticos: Rinocerontes

Animais de estimação exóticos
Rinoceronte (Fonte: Pexels)

 Saiba que o rinoceronte, um dos animais mais selvagens e perigosos da África, é um animal de estimação, principalmente dos sheiks árabes. Mesmo não sendo animais seguros para se ter na casa, criaram treinamentos especiais para que eles pudessem ser domesticados na medida do possível.

Em primeiro lugar, no Brasil é impossível ter esse pet doméstico, devido à espécie não viver aqui, mas mesmo se pudesse, saiba que é ilegal. Pois é um perigo muito grande para as pessoas ao redor por conta da tremenda força do animal.

Existem alguns lugares no mundo, com um rinoceronte no zoológico, onde há pessoas especializadas que se dedicaram a estudar aquela espécie e conseguem cuidar dele da maneira apropriada.

Sem dúvida, esse é o animal de estimação mais exótico desse artigo e também o mais perigoso, pois apenas um ataque do animal pode matar um ser humano na hora.

Conclusão sobre animais de estimação exóticos:

Ter um animal exótico de estimação exige que você esteja atento a diversos detalhes, principalmente atrelados ao ambiente em que o animal viverá e também a legislação.

A alimentação dependendo do pet que optar deve ser feita de alimentos vivos como as cobras que se alimentam de ratos e coelhos. Boa parte dos mencionados neste artigo precisam de um espaço maior, pois não vivem confortavelmente em ambiente doméstico. Aliás, muitas vezes é preciso morar perto do habitat do animal para que assim ele não fique irritado. Sobretudo, existem rações específicas que devem ser dadas a esses animais e você consegue encontrar elas em lojas especializadas no tratamento deles como, por exemplo, a Petlove.

Comente aqui qual é o animal exótico de estimação que você teria e compartilhe esse artigo com pessoas que gostam de pets domésticos.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.