Como saber se o meu celular está clonado? Essa é uma dúvida muito comum entre diversas pessoas, isso porque a quantidade de crimes e golpes online não param de crescer.
Além disso, a dúvida “Como saber se o meu celular está clonado” ficou ainda mais forte depois que os números de clonagem de whatsapp e redes sociais passou a aumentar consideravelmente.
Se você também tem a dúvida constante “Como saber se o meu celular está clonado” não deixe de acompanhar este artigo para aprender a se proteger da forma correta.
Afinal, como saber se o meu celular está clonado?
Em primeiro lugar, existem diversas informações de como clonar um celular espalhadas pela internet, o que acaba motivando esses crimes a crescerem cada vez mais.
Contudo, pensando em te ajudar a se proteger e sempre estar um passo à frente dos criminosos, separamos algumas dicas para te ajudar a se proteger.
Isso porque existem uma série de situações que precisam ser analisadas para saber se o aparelho foi de fato ou não clonado.
Se você se pergunta “Como saber se o meu celular está clonado” em alguns momentos, veja a seguir alguns sinais que podem indicar a clonagem:
1- Quando o celular começar a esquentar ou descarregar mais rápido
Caso o celular passe a esquentar mais, ou a bateria descarregue mais rápido, pode ser que outra pessoa esteja usando ele ao mesmo tempo.
2- Mensagens ou ligações estranhas
Se você começar a receber mensagens ou ligações de pessoas desconhecidas pode ser um sinal de que seu número esteja sendo clonado.
Dessa forma, caso durante a ligação existir alguns barulhos estranhos isso também indica a presença de hackers no aparelho.
3- A conta do celular começa a mostrar movimentações estranhas
Verifique se existem movimentações diferentes na sua conta do celular, assim como mensagens ou ligações suspeitas.
Ou se existem registros de uso no celular em horários no qual você não estava utilizando o aparelho.
4- Travamentos ou lentidão em excesso
Se o seu celular estiver apresentando lentidão excessiva ou então travamentos frequentes, isso pode acabar sendo um aplicativo utilizado em segundo plano por um hacker.
5- Consumo excessivo dos dados – Como saber se o meu celular está sendo clonado
Caso o consumo de dados do seu aparelho celular aumente de maneira exagerada, sem nenhum motivo aparente, é importante ficar atento.
Se certifique sobre a quantidade de dados que cada aplicativo tem consumido, sendo assim, se um app não muito utilizado estiver gastando muitos dados, pode ser um criminoso.
Aprenda a evitar a clonagem do celular
Todavia, para conseguir evitar a clonagem é possível tomando as seguintes medidas preventivas: 1- Ative a autenticação de dois fatores dos aplicativos
A princípio, diversos aplicativos e serviços oferecem ao usuário a opção de ativar a autenticação de dois fatores.
Dessa forma, ele adiciona uma camada extra de segurança no app ao exigir o código de verificação além da senha que será necessária para fazer o login.
1- Não use wi-fi público
Por mais que às vezes seja imprescindível, busque evitar ao máximo e deixe desligada a opção de conexão automática do wi-fi.
Contudo, caso se conecte não faça operações financeiras como por exemplo compras on-line ou internet banking caso a conexão não seja 100% confiável.
2- Não compartilhe seu número de telefone pessoal na internet
Outra dica importante de como saber se o meu celular está sendo clonado para se proteger é evitar de compartilhar seu número nas redes sociais ou em fóruns online.
Isso porque pode acabar facilitando o acesso ao seu número pessoal por pessoas má intencionadas.
3- Use aplicativos seguros
Utilizar antivírus e antimalware para conseguir proteger seu celular contra criminosos e hackers é muito importante.
Além disso, não se esqueça de baixar um app confiável de antivírus e apagar todos os aplicativos considerados estranhos.
Por isso é fundamental sempre estar atento e baixar aplicativos seguros, seja de joguinhos, previsão de tempo, filmes e etc.
4- Mantenha o software atualizado
Busque sempre manter o software do seu celular atualizado para conseguir garantir que ele tenha as últimas correções de segurança em dia.
5- Utilize senhas fortes
Use senhas fortes e mais complexas para conseguir proteger o acesso ao seu telefone e aos aplicativos.
6- Bloqueie o acesso ao seu telefone – Como saber se o meu celular está sendo clonado
Sempre que seu aparelho não estiver sendo usado, bloqueie o acesso à tela usando sua senha padrão ou de bloqueio, dessa forma, evitando que outras pessoas possam acessar seus dados.
7- Se estiver em dúvida, não clique!
Diversas vezes, o acesso do criminoso ao aparelho é feito por meio de um link no qual o usuário clica.
O que é um celular clonado?
Antes de responder a pergunta “Como saber se o meu celular está clonado” é fundamental saber exatamente o que é esse golpe.
Sendo assim, como o próprio nome já indica, neste caso os criminosos “duplicam” a linha de telefone e as informações do telefone da vítima para outro aparelho.
Dessa maneira, isso pode acabar acontecendo a partir do seu chip IMEI, ou com um aplicativo espião.
Assim os golpistas conseguem ter acesso à sua agenda de contatos, redes sociais e até mesmo mensagens pessoais.
Tendo essas informações em mãos, eles conseguem seguir para o principal objetivo da clonagem do telefone: Lucrar.
Os criminosos então conseguem entrar em contato com amigos e parentes para muitas vezes pedir dinheiro se passando pela vítima.
Isso porque eles conseguem realizar ligações e utilizar o celular do seu número.
Conclusão sobre celular clonado
Infelizmente, hoje em dia tem se tornado cada vez mais comum os casos de telefones que são clonados.
Afinal, com o crescimento da internet e das redes sociais, ficou ainda mais fácil que os criminosos tenham acesso a esse tipo de crime.
Dessa forma, é fundamental ter muito cuidado com o seu aparelho, principalmente na hora de baixar aplicativos, como app de baixar música, e até mesmo redes sociais como o instagram.
Por isso, tenha sempre muito cuidado na hora de clicar em algum link, ou entrar em um site ou aplicativo desconhecido.