Desmatamento das florestas naturais

Desmatamento Das Florestas Naturais: Causas E Consequências, Entenda!

O desmatamento das florestas naturais é um problema que vem se agravando cada vez mais. Pois as florestas estão praticamente sumindo, devido ao desmatamento ilegal que ocorre em muitas matas espalhadas pelo mundo.

Ademais, o local onde mais tem ocorrido um aumento na desflorestarão é a Amazônia, a maior área verde do mundo. Além disso, sua fauna e flora ainda nem foram totalmente exploradas, ou seja, por conta do aumento na retirada das árvores. Muitas delas podem acabar desaparecendo antes de serem descobertas. Logo, é fundamental entender esse assunto e compreender tudo que você pode fazer para auxiliar no combate ao desmatamento das florestas naturais.

Sobretudo, existem muitas causas de desmatamento que não conhece. Elas vem causando a extinção das florestas naturais, causando diversos prejuízos ambientais irreversíveis em alguns casos. Todos esses detalhes, em conjunto com os maiores impactos do desmatamento das florestas naturais, serão demonstrados nesse artigo, para compreender a importância de preservá-las, visando o bem-estar das próximas gerações.

Quer constatar como o desmatamento das florestas naturais impactam em sua vida? Então temos uma boa notícia para você! Esse artigo contém todos os detalhes relacionados ao desflorestamento e as consequenciais a biodiversidade e ao clima que isso gera.

O que é desmatamento?

Desmatamento das florestas naturais
Desmatamento das florestas naturais, Fonte: Freepik

O desmatamento pode ser definido da seguinte maneira: uma operação que busca retirar toda a vegetação natural de um determinado espaço. Buscando utilizar aquele local para a realização de alguma atividade.

Também há uma certa distinção entre as florestas naturais e aquelas geradas de maneira artificial.

Com a alta taxa de desmatamento no mundo como um todo, os países precisaram agir para minimizar esses problemas. Assim surgiram as florestas artificias, essas tem uma variedade muito menor na fauna e flora.

Por outro lado, as florestas naturais são aquelas onde não ocorreu uma grande intervenção do ser humano. O benefício é visível principalmente para os animais, que acabam por não perder seu habitat. Infelizmente o número de áreas onde a vegetação é assim vem diminuindo cada vez mais nos últimos anos.

Dados relacionados ao desmatamento das florestas naturais

Para compreender melhor a importância de utilizar todos os métodos para diminuição do desflorestamento, apresentaremos os principais dados relacionados a este tópico dos últimos anos.

Como a Floresta amazônica hoje é um dos maiores reservatórios de biodiversidade. Além de ser a maior floresta natural do mundo, apresentaremos as informações referentes a ela.

O desmatamento nessa floresta natural sempre aconteceu. No entanto, nos últimos 3 anos isso tem se agravado muito. Segundo o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) praticamente 10 mil km dela foram abrangida pelo desmatamento apenas em 2022.

Essa é a maior taxa dos últimos 15 anos, demonstrando como é fundamental se atento para manter a biodiversidade do local mais natural do planeta.

Em setembro, foram desmatados aproximadamente 1126 km². Esse é praticamente o tamanho do Rio de Janeiro, todo esse prejuízo ambiental foi gerado em apenas 30 dias. No Brasil, o estado que teve a maior responsabilidade para o agravamento dessa situação é o Pará, onde houve a destruição de 553 km².

Quanto da Amazônia foi desmatada apenas no século XXI?

Quando observado o desmatamento de maneira amplificada, podemos chegar à seguinte informação. Segundo o INPE, 17% da Amazônia foi desmatada, aproximadamente 729 mil km². O maior aumento ocorreu nos últimos 20 anos, onde 300 mil km² foram perdidos.

Isso tem se intensificado tanto nos últimos tempos, que até mesmo os demais países tem se preocupado com isso. Pois, boa parte dos países desenvolvidos praticamente desmataram toda as suas florestas naturais, perdendo boa parte de sua biodiversidade, para dar espaço aos prédios.

Causas do desmatamento

Causas do desmatamento
Entenda as causas do desmatamento, Fonte: Freepik

Com os dados mencionados, fica claro que esse problema vem se agravando muito nos últimos anos. Porém, quais são os principais motivos do desmatamento das florestas naturais? Continue lendo para entender os detalhes!

1. Expansão do agronegócio

Conforme informação do Mapbiomas, no ano de 2021, 97% do desmatamento correu devido à expansão do agronegócio.

Isso ocorre principalmente devido à necessidade de áreas cada vez maiores para a plantação de soja. Em conjunto com à pecuária, visando a criação de animais de gado para a comercialização.

Esses fatores, vem fazendo o com que e principalmente a Amazônia perca boa parte de sua biodiversidade. Por outro lado, a mata atlântica que antigamente era um grande  patrimônio cultural também sofreu drasticamente com a desflorestarão.

Mesmo que o setor agropecuário seja um grande responsável pelo desenvolvimento do país, impactando de maneira significativa no PIB nacional. É importante que as empresas busquem outras alternativas para que o meio-ambiente não seja colocado em seguindo plano. Pois, as consequências do desmatamento das florestas tropicais são severas e geram um grande prejuízo a qualidade de vida dos brasileiros.

2. Desmatamento das florestas naturais: Desmatamento ilegal

Além disso, o desmatamento ilegal acontece com uma grande frequência em todo o mundo. Os principais locais afetas atualmente são: Brasil e alguns locais da África e Asia

O Ibama vem impondo multas severas aqueles que realizam essa atividade ilegal, sendo responsabilizados perante o poder judiciário. Apenas de 2017 a 2020 foram realizados mais de 28 mil julgamentos por crimes contra o meio ambiente. segundo artigo cientifico da UFMG (Dicotomia da impunidade no desmatamento ilegal) publicado em 2021.

Ainda assim, isso vem acontecendo com regularidade e acaba por ser um dos principais causadores do desmatamento de florestas naturais. Mais de 8 mil km foram desmatados apenas em 2022. Isso acaba sendo extremamente preocupante para todos, gerando outra consequência grave também, vamos a ela agora.

Invasão das terras indígenas

Os fazendeiros que realizam a retirada da madeira em desacordo com a legislação, acabam invadindo terras indígenas. Isso é considerado um tremendo desrespeito entre os indígenas e dependendo da situação pode acabar gerando conflitos. Buscando preservar aquele ambiente que acaba por ser a casa dos índios.

Podendo gerar outra responsabilização aos desmatadores. O governo federal vem tomando medidas para que isso aconteça com uma baixa regularidade. Utilizando as forças policiais para identificar os responsáveis pelo desflorestamento e realizando a prisão em fragrante. Ademais, a busca por punições mais severas é constante, buscando aperfeiçoar a legislação ambiental.

3. Queimadas

Outro fator que gera o desmatamento são as queimadas, essas podem ocorrem de duas formas diferentes:

Desmatamento das florestas naturais: Queimadas naturais

Em primeiro lugar, aparecem as queimadas naturais. Costumam ser extremamente fechadas e densos, o que acaba gerando um acúmulo excessivo. Basicamente, é como se a floresta fosse uma estufa que vai ficando cada vez mais quente. Algumas áreas chegam a temperaturas tão elevadas que começam a provocar um incêndio sem a intervenção humana.

Essa não acontece com tanta frequência, pois é necessário que seja uma área seca e que tenha uma quantidade de vegetação considerável. Aqui no Brasil o único lugar onde isso acontece é no cerrado devido às características naturais do bioma.

Normalmente elas não têm uma extensão tão grande, e podem ser contidas rapidamente. No entanto, caso não haja uma supervisão constante ela pode vir a se alastrar chegando até mesmo a regiões urbanas.

Incêndios provocados

Por outro lado, aparecem os incêndios provocados que são aqueles que normalmente acontecem na Amazônia. Está é uma floresta muito úmida, o que acaba e densa. Por isso, não ocorrem o outro tipo de queimada lá.

Geralmente, visando tirar a vegetação de determinada área, o agropecuário acaba provocando queimadas. O problema é que elas normalmente não conseguem ser controladas, gerando uma grande perda ao meio-ambiente.

Outro fator determinante para que essa forma de desflorestamento aconteça são os fazendeiros ilegais. Eles fazem queimadas com o mesmo objetivo dos empresários do agronegócio. Também podem buscar fazer isso para conseguirem fugir dos policiais que realizam operações buscando impedir que esse crime aconteça.

Ademais, as queimadas geram um prejuízo gigantesco a atmosfera por conta do alto volume de fumaça liberado. Dificultando a respiração, principal fator que leva a morte de animais em incêndios nas florestas naturais.

Aliás, pessoas com problemas respiratórios como asma encontram uma dificuldade tremenda quando residem perto de locais onde ocorrem queimas frequentes.

Sobretudo, a inalação da fumaça gera outros problemas, devido às substâncias compostas. Em especial o carbono, que provoca um dano nos órgãos, em especial o pulmão. Em conjunto a isso, acaba criando danos severos na traqueia.

Consequências do desmatamento das florestas naturais

Desmatamento das florestas naturais, Fonte: Freepik
Desmatamento das florestas naturais, Fonte: Freepik

Após compreender todas as causas do desmatamento das florestas naturais precisa ver todas as consequências que isso gera. Sabia que o aquecimento global tem como uma das principais consequências do desflorestamento? Explicaremos os detalhes sobre isso!

1. Desmatamento das florestas naturais: Perca do equilíbrio ambiental

Em primeiro lugar, o meio ambiente, possui um sistema que funciona da melhor maneira possível. Quando o ser humano interfere nisso, normalmente acaba provocando um agravo no equilíbrio ambiental.

Nesse tópico, trataremos desse assunto mais relacionado à mudança de hábitat dos animais. Pense que sempre que uma região perde a sua vegetação, as espécies que vivem ali, devem migrar para outro visando sobreviver.

No entanto, muitas vezes ao realizar isso elas acabam chegando perto da extinção, gerando também um problema na cadeia alimentar. Portanto, acaba tendo consequências que impactarão em diversas espécies distintas. Todas elas sendo obrigadas a se adaptar à nova situação desagradável, gerada pelo ser humano por meio do desmatamento da floresta natural.

2. Mudança no clima

Primordialmente essa é a principal consequência. Isso acaba afetando o balanço de carbono no planeta, alterando o ciclo de água e por consequência a energia, principais fatores que determinam a temperatura da Terra. Como isso funciona na prática?

Bom, durante o ensino fundamental todas as pessoas estudam um processo chamado fotossíntese. É através desse que ocorrem as chuvas. Basicamente, ocorre uma troca constante de água entre as plantas e a atmosfera, o que acaba gerando nuvens carregadas que descarregam as chuvas.

2.1. Como a fundanga no clima impacta a sociedade?

Porém, com o desmatamento esse processo natural do meio ambiente acaba sendo prejudicado, causando a diminuição no volume de chuvas ocorridas anualmente. Nesse momento muitas pessoas acabam pensando “eu não trabalho com o agronegócio, no que isso me afeta?”

A principal consequência acaba sendo o aumento da temperatura. Pois as árvores têm um papel importantíssimo além do anterior mencionado. Elas conseguem acumular calor e também auxiliam para que a temperatura ambiente seja mais baixa. Esse benefício é perdido com o desmatamento.

Em conjunto, os valores dos produtos naturais acaba sendo elevado. O preço da energia que provém das usinas hidrelétricas e a conta de água acabam se elevando devido à baixa no volume de água dos rios, todos esses fatores impactam diretamente seu poder de compra, por conta inflação gerada.

3. Desmatamento das florestas naturais: Aumenta a liberação dos gases estufa

O desmatamento das florestas naturais, acaba aumentando a liberação de gases estufa no planeta Terra. Pois, elas armazenam isso, sendo responsáveis por acumular aproximadamente 25% do carbono na atmosfera.

Isso acaba provocando o aquecimento global, intensificando ainda mais a sensação térmica. No ano de 2021 na Europa diversos países sofreram com o aumento na temperatura. Pois, eles estão acostumados com períodos de inverno. Logo, acabam construindo casas que armazenam calor.

Contudo, devido ao aquecimento global, o calor ultrapassou o que era esperado, fazendo com que principalmente crianças e idosos passassem mal.

Em países que na maioria do tempo o calor é excessivo, como no Brasil, a sensação é que está anda mais difícil não utilizar o ar-condicionado e outros meios para se refrescar.

Em simultâneo, a alta poluição gerada pelas indústrias, faz com que esse fator determinante para a alteração na qualidade de vida das pessoas devido ao calor seja agravada ainda mais.

Segundo um levantamento realizado pela Think Tank Internacional Carbon Brie, o Brasil aparece no ranking de países que mais poluem em 4º colocado. Ficando atrás somente da Rússia, China e Estados Unidos.

Caso essa situação não seja alterada, as próximas gerações podem enfrentar ainda mais dificuldade com relação à sensação térmica. Sendo assim, mais uma razão para combater o desmatamento desenfreado. Não se preocupe, mais a frente encontrará as medidas para auxiliar no reflorestamento. Por hora, continue entendendo os malefícios causados pela desvalorização do meio-ambiente na sociedade atual.

4. Desmatamento das florestas naturais: Danificação do solo

Em quarto lugar, entre as consequências aparece a danificação do terreno. Essa ocorre principalmente quando após a realização do desmatamento, é feita uma queimada no local.

Quando isso acontece aquela área perde todos os seus nutrientes, tornando o solo infértil, ou seja, inapropriado para plantação ou crescimento de novas árvores ali.

Saiba que é possível recuperar aquele território. Todavia, ele nunca mais voltará a ter todos os benefícios que tinha antes do desmatamento, devido as características do ambiente terem sido perdidas.

5. Desmatamento das florestas naturais: Gera o desaparecimento de culturas

Muitas pessoas levam sustento para suas casas através de uma atividade que depende da existência da floresta. Principalmente os povos indígenas. Todas essas pessoas precisam sair de onde estão morando devido ao tema tratado neste artigo. Nisso, muitos encontram dificuldades severas para se adaptar, perdendo seus costumes obtidos naquele lugar.

6. Redução da biodiversidade

A migração mencionada anteriormente não é efetuada somente pelos seres humanos, mas também pelos animais do local desmatado. Esses são os que têm maior dificuldade de adaptação, chegando muitas vezes a serem extintos.

Como restaurar o meio ambiente após o desmatamento?

De maneira geral, todos os malefícios gerados pelo desmatamento das florestas naturais acabam impactando na sua vida, seja de maneira direta ou indireta. Existem algumas ações que podem ser realizadas buscando corrigir o prejuízo ambiental gerado pelo ser humano. Entenderemos como pode fazer isso.

1. Utilizar uma forma de produção que preserve o meio-ambiente

Quando se trata quem de preservação do meio ambiente essa é uma forma mais trabalhosa de fazer isso. Pois, exige todo um estudo tecnológico para o desenvolvimento de maneira sustentáveis onde o agronegócio consiga realizar suas atividades, máximo manter a vegetação do local.

2. Desmatamento das florestas naturais: Destinação de verba pública para ações de preservação

O Brasil, como um dos países onde a vegetação ainda é volumosa, deve destinar dinheiro para que o meio ambiente possa ser restaurado dos danos causados. Na medida do possível. Em conjunto com a criação de leis mais rigorosas visando punir mais severamente com multas aqueles que realizam o desmatamento ilegal.

3. Incentivo buscando a contribuição para a preservar a vegetação natural

Outra maneira de o Estado entregar uma gratificação a pessoas que ajudarem a restaurar o ambiente ou simplesmente manterem ele da mesma forma, é o incentivo financeiro.

Deste modo, as pessoas sentiram que não estão fazendo aquilo apenas porque é um “trabalho voluntário”. Na verdade, estão recebendo, logo a motivação será maior para fazer a atividade da melhor maneira possível.

Quando isso é feito visando o reflorestamento, saiba que o ambiente não voltará a ser como era antes, mas, consegue fazer com que seja um espaço mais agradável para os animais que vivem naquele bioma.

4. Aumentar a fiscalização

Isso é essencial, principalmente para evitar o desmatamento ilegal que acontece com uma frequência extremamente alta, principalmente na Amazônia.

A grande dificuldade é o fato da extensão do território, sendo uma floresta natural extremamente dens.

Porém, é possível utilizar a tecnologia para ajudar a superar está dificuldade. Por exemplo, a utilização de drones podem fazer com que os policiais fiscalizadores, sejam direcionados ao local correto, melhorando a qualidade da investigação para buscar os responsáveis pelo desmatamento.

Plano Nacional de Controle do Desmatamento Ilegal e Recuperação da Vegetação Nativa

Em primeiro lugar, Ministério do Meio Ambiente, analisando a situação complicada em que a Amazônia se encontra, criou esse plano onde buscarão melhores alternativas para proporcionar uma redução drástica do desmatamento ilegal. Além de, buscarem recuperará ao máximo a vegetação nativa do lugar.

Isso será feito através de 3 medidas. Em primeiro lugar, aparece a fiscalização em ambientes, buscando auxiliar o agronegócio para que medidas sustentáveis sejam implementadas..

Após isso, estão desenvolvendo tecnologias para a fiscalização rápida do desmatamento ilegal. Conseguindo auxiliar os policias na luta contra o desflorestamento.

Segundo o Governo Brasileiro, há tolerância zero contra qualquer meio de exploração dos recursos naturais em desacordo com a lei ambiental. Sendo este o principal motivo para o plano ter sido desenvolvido.

Desmatamento no mundo: entenda o cenário atual

Primordialmente, quando começou o desmatamento desenfreado? O ser humano sempre cortou árvores, para diversas finalidades, como a construção de casas. Contudo, a grande exploração de recursos naturais se deu início com o desenvolvimento da sociedade sendo baseado em atividades de produção.

O primeiro grande momento onde isso aconteceu foi nos períodos das grandes navegações, era necessária uma quantidade de madeira elevada para construir os navios. Além da carpintaria que na época tinha um valor alto, principalmente nos produtos destinados à realeza.

 Ademais, um fator histórico interessante é que boa parte do Pau Brasil era explorado para essa finalidade. Por ser um material resistente e também apresentar uma textura diferente das demais. Esse valioso recurso está muito escasso na atualidade devido à alta taxa de desmatamento no período colonial.

Já no século XXI a maioria dos países europeus, entre outros desenvolvidos, praticamente extinguiu toda a sua vegetação natural. Pois almejavam maior exploração e crescimento. Logo, espécies de plantas extremamente raras foram extintas.

Na atualidade o Brasil é um dos países que mais desmata no planeta. Infelizmente reconhecido por isso no ranking mencionado anteriormente neste artigo.

Conclusão

Em primeiro lugar, o desmatamento nas florestas nacionais é algo extremamente prejudicial que vem causando diversos problemas ao meio ambiente. O principal é o aquecimento global que gera o aumento da temperatura. Em conjunto, o prejuízo a biodiversidade do planeta é gigantesco.

É preciso um grande incentivo por parte do Governo. Buscando levar a população a realizar atitudes que visam preservar o meio ambiente. Caso encontre alguém efetuando o corte de árvores sem permissão, denuncie a polícia, isso é essencial para o combate do desflorestamento.

Além disso, é preciso que o agronegócio, em geral, busque alternativas que não gerem tantos prejuízos ambientais. Pois, caso nada seja efetuado, as consequências das ações somente piorará a qualidade de vida.

Conhece alguma outra consequência grave do desmatamento? Comente, isso ajuda cada vez mais pessoas a entenderem os grave problemas que essa prática gera. Também pode compartilhar esse artigo com seus amigos e grupos onde estiver, isso leva a mensagem do desmatamento nas florestas naturais a mais pessoas.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.