Desmatamento na Amazônia

3 Consequências Severas do Desmatamento na Amazônia

A Amazônia na atualidade é o local com maior biodiversidade do mundo. Além disso, ela é um recurso econômico importante para o Brasil e tudo o que acontece com ela impacta diretamente na imagem da nação perante os demais países. Sendo assim, o desmatamento na Amazônia é extremamente prejudicial.

Principalmente quando se fala no ciclo de água e carbono. Ela filtra boa parte C02 liberado por conta da queima dos combustíveis fósseis. Caso não existisse a floresta amazônica para realizar essa capitação., haveria muito mais carbono na atmosfera que impactarão diretamente no efeito estufa, gerando o aquecimento global que eleva a temperatura do ambiente. Ainda assim muitas pessoas efetuam o desmatamento na Amazônia por diversos motivos que falaremos mais à frente.

Dados do Instituto Do Homem e Meio Ambiente da Amazônia relatam que 10000 km dessa Floresta foram desmatados apenas no ano de 2022. Isso é extremamente preocupante tendo em vista que hoje ela é a maior área verde do planeta. Caso o desmatamento da Amazônia continue, o ser humano pode acabar enfrentando graves problemas. Quero entender a gravidade desse florestamento da maior floresta do mundo? Só precisa continuar lendo o artigo.

Qual a razão por trás do desmatamento na Amazônia?

Desmatamento na Amazônia
Desmatamento na Amazônia

A Amazônia, um berço de biodiversidade importante para todo mundo, só fui cada vez mais com o passar dos anos com o desmatamento, mas quais são as razões da deflorestação?

1. Crescimento da agricultura e pecuária

Que o agronegócio é extremamente importante para o Brasil, todas as pessoas sabem eles são aqueles que mais impactaram no PIB nacional e fazem com que boa parte da economia funcione. Contudo, esse tipo de empreendimento necessita cada vez mais de espaços para o plantio e também para cultivação de gado. O problema é que a floresta amazônica é o principal lugar onde eles visam implementar seus empreendimentos. Isso por conta do terreno da Floresta ser de qualidade, mas isso acaba aumentando a taxa de desmatamento.

2. Queimadas

Como a Floresta amazônica é um lugar extremamente denso que muitas vezes fechado para a luz solar, ela acaba acumulando muito calor, gerando uma queimada natural. Ainda assim, esse fenômeno é relativamente raro de acontecer.

Todavia, os incêndios provocados são constantes na Floresta amazônica, principalmente quando o espaço será utilizado para o agronegócio. Pois, visam tirar a vegetação do local. O grande problema ver é que essas Queimadas ficam fora de controle e acabam por gerar incêndios enormes que prejudicam o meio ambiente e, também, acabo matando diversos animais devido à incapacidade de respirar.

3. Desmatamento ilegal

Logo após o agronegócio, boa parte do prejuízo ambiental, acaba sendo gerada também pelo desmatamento ilegal. O processo para a punição as pessoas que efetuam essa prática, vencendo severa, principalmente pelo Ibama, é responsável por fiscalizar tudo o que acontece com nas florestas e animais no Brasil.

Na atualidade, as punições consistem principalmente em multas de valores exorbitantes. Contudo, acaba sendo difícil identificar os culpados, pois acabam fugindo na Amazônia.

O desmatamento das florestas naturais é algo recorrente não apenas no Brasil, mas também na África e na Ásia, lugares extremamente afetados também pelo tipo de desflorestamento tratado neste tópico.

Desmatamento na Amazônia e a invasão às terras indígenas

Não é de hoje que o desmatamento na Amazônia acaba invadindo as terras indígenas e, causando prejuízos graves a essa população. Por mais que existam leis que proíbam essa prática, ela acontece com mais frequência do que deveria. Podendo muitas vezes ocasionar em conflitos e a morte dos indígenas.

As forças policiais, vem buscando encontrar aqueles que realizam no desmatamento invadem as terras indígenas, para que esses sejam presos e devidamente multados pelas suas práticas se conforme a legislação brasileira.

Consequências do desmatamento na Amazônia

Desmatamento na Amazônia
Áreas desmatadas

Agora que você entende como é feito o desmatamento na Amazônia. Confira as consequências dessa prática.

1. Aumento da temperatura

Uma explicada anteriormente, a Amazônia tem um papel fundamental na filtragem do carbono que sem ela, se vê absorvido quase que totalmente pela atmosfera, fazendo com que os gases do efeito estufa se intensificassem ainda mais.

Deste modo, a temperatura ambiente seria mais alta e causaria prejuízos severos a saúde, em especial a dos idosos. Isso, sem falar das consequências na alteração do volume de chuvas que impactaria diretamente o PIB do Brasil devido à boa parte dele ser representado pelo agronegócio.

2. Perda de espécies

Devido ao desmatamento na Amazônia, muitas espécies precisam mudar o seu hábitat. Infelizmente muitas delas acabam não se adaptando ao novo ambiente e por muitas vezes acabam morrendo. Logo, o prejuízo a vida dos animais é imensurável devido ao desmatamento, principalmente quando ele é conduzido por queimadas.

3. Prejuízos econômicos

Sabia que muitos países, principalmente da Europa, participam de um fundo destinado à preservação da Amazônia? Principalmente no ano de 2019, houve muito conflito relacionado a isso. Inclusive muitos países informaram que suspenderiam a verba devido as altas queimadas ocorrendo no local.

Sendo assim, a falta de cuidado por parte do Brasil, o país onde a maioria da Amazônia está concentrada, gera prejuízos econômicos devido a essa verba serem boa parte enviada para o Brasil.

Isso sem falar do nióbio, uma substância que é quase um monopólio brasileiro devido a ela ser encontrada em grande quantidade na Amazônia. Ela é fundamental para a criação de aviões e foguetes devido a aguentar altas e baixas temperaturas. Sendo um recurso extremamente valioso e desejado por diversas nações.

Conclusão

Desmatamento na Amazônia
Reflorestamento

A Floresta amazônica é um patrimônio nacional extremamente valioso. É preciso um forte combate ao desmatamento para que os prejuízos ambientais sejam amenizados. Sobretudo o reflorestamento é uma das medidas mais importantes não apenas no Brasil, mas também em todo o mundo, para que o aquecimento global seja reduzido.

As consequências, caso essas medidas não sejam tomadas, serão severas para as próximas gerações, que sofreram com doenças e graves problemas respiratórios.

Deixe nos comentários alguma solução que você acredita ser excelente para o controle do desmatamento na Amazônia. Também compartilha esse artigo para que mais pessoas tomem conhecimento sobre as consequências dessa prática. É fundamental entender mais sobre o desmatamento das florestas naturais para entender a importância de preservá-las.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.