É comum que muitas pessoas não saibam qual é a moeda mais cara do mundo, de onde ela é, qual seu valor, entre as principais características dela.
Para quem deseja saber qual é a moeda mais cara do mundo, é a Dinar Kuwait, ela possui um valor três vezes mais alto do que um dólar americano.
Para saber mais sobre a moeda mais cara do mundo, continue lendo atentamente este artigo para se informar melhor sobre o assunto!
A moeda mais cara do mundo
Em primeiro lugar, como citamos acima, a moeda mais cara do mundo é a Dinar Kuwaitiano, dessa forma, ela é utilizada no Kuwait, um pequeno país Arábe.
Sua primeira emissão aconteceu durante o ano de 1961, a cotação atual do Dinar Kuwaitiano vale em média 3,26 dólares e 17,09 reais.
Já, quando é comparada com a moeda europeia, o Dinar Kuwaitiano passa a valer em torno de 3,09 euros.
Além disso, saber qual é a moeda mais cara do mundo é fundamental caso você esteja pensando em fazer uma viagem internacional.
Como surgiu a moeda mais cara do mundo?
Antes de mais nada, para poder entender porque a moeda Dinar do Kuwait é a moeda mais cara do mundo, e porque ela é tão valiosa;
É preciso entender um pouco mais sobre a história e geografia do país.
A princípio, o Kuwait é um país Árabe pertencente ao Golfo Pérsico, ele está localizado entre o Iraque e a Árabia Saudita.
A geografia do país passou a ele um grande território com grandes campos de petróleo, assim, por volta de 1930 o território passou a ser conhecido.
O Reino Unido conquistou sua independência por volta de 1961.
O país passou a constituir um Conselho de Moedas que tinha como principal objetivo estabelecer uma moeda no país, foi assim que surgiu o Dinar Kuwaitiano.
O Dinar Kuwaitiano passou começou a substituir a rupia por volta de 1961, antigamente seu uso era encontrado no Golfo Pérsico, e passou a ser atrelada a Rupia Indiana.
Ela era atrelada à Libra Esterlina, que pertence à Grã-Bretanha, que costumava controlar algumas colônias na região, como a Índia, por exemplo.
Além disso, a grande autonomia da Kuwaitiana deu a permissão para que a indústria de petróleo do país conseguisse crescer de maneira exponencial.
Dessa forma, o país passou a ser considerado o principal na área econômica, dessa maneira, mais de 80% da receita do governo, além de quase a metade do PIB do país.
Outra explicação para essa alta e sucesso da cotação da moeda mais cara do mundo, acontece porque o Dinar Kuwaitiano pertence a taxa fixa.
Ou seja, ela consegue manter seu valor alto não sendo afetada diretamente pela demanda ou oferta existente dentro do mercado financeiro.
História do Kuwait
Durante os anos de 2003 e 2007, a moeda passou a ser atrelada ao dólar americano, com uma cotação de aproximadamente, 0,29963 quando comparado ao valor de um dólar.
A princípio, o Kuwait é um pequeno país, dessa forma, isso significa que os indivíduos que residem fora dele têm poucos motivos para usar a moeda.
Dessa maneira, como a moeda Dinar do Kuwait é bem estável, não existem motivos para duvidar de seu verdadeiro valor.
A não ser que algumas pessoas interessadas acreditem que ele possa passar por mudanças no futuro.
Dessa maneira, outros fatores interessantes sobre a estabilidade do Dinar, é por conta do seu sistema bancário, no qual parece ser excelente.
Além disso, todo o território do Kuwait é isento de impostos em casos de vendas e indústrias.
Contudo, é importante se lembrar que por mais que essa seja a moeda mais cara do mundo, não significa que ela seja a moeda mais valorizada do mundo.
Outros países pertencentes à Ásia e ao Oriente Médio passaram a usar a nomenclatura Dinar para conseguir dominar suas moedas.
A palavra “Dinar” vem do latim “denarius” dessa forma, essa moeda era a mais circulada durante o Império Romano.
Seguindo esse contexto, alguns exemplos que podemos dar são: Dinar Iraquiano, Dinar Angelino, Dinar Jordano, Dinar Líbio, dentre outras opções existentes.
Como fazer para investir em moedas estrangeiras?
Primeiramente, quando o assunto é fazer a compra de moedas estrangeiras, na grande maioria das vezes é falado sobre investir em um fundo cambial.
Para quem não conhece sobre o assunto, os fundos cambiais basicamente são fundos de investimentos nos quais precisam investir ao menos 80% de seus ativos em moedas estrangeiras.
Além disso, como muitos sabem o dólar é uma das moedas mais utilizadas na maioria dos fundos que citamos anteriormente.
Por conta dessa composição, o desempenho dos fundos cambiais procuram acompanhar mais de perto como é feita a performance da moeda de referência.
A rentabilidade dos fundos cambiais são bem fáceis de serem analisadas, isso porque essa é a variação da moeda estrangeira na cotação referente ao dia do investimento.
3 Moedas mais caras do mundo
Antes de qualquer coisa, existe uma crença enraizada de que as moedas mais caras do mundo são as mais usadas em transações internacionais.
Dessa maneira, como por exemplo, o euro, o dólar americano e a libra esterlina.
Entretanto, as três moedas mais caras do mundo são menos conhecidas e até mesmo utilizadas em Forex ou transações internacionais.
Além disso, quando falamos das moedas mais caras do mundo, nos referimos às moedas que custam mais quando trocadas por algum valor.
Ou seja, aquelas que costumam receber menos de um dólar, dessa forma, são menos valiosas do que as outras.
Veja a seguir as três moedas mais caras do mundo depois da Dinar Kuwaitiano.
1- Dinar do Bahrein
Ficando no segundo lugar como a moeda mais cara do mundo, podemos encontrar a dinar do Bahrein, outro país localizado no Golfo Pérsico.
Sendo assim, mais uma vez falaremos sobre uma monarquia constitucional, pela qual a economia se baseia no petróleo.
Contudo, esse arquipélago conseguiu impulsionar a economia do país por conta da conjugação feita em outros setores.
2- Libra Esterlina
Em primeiro lugar, a libra esterlina é a moeda oficial do Reino Unido, além de outros territórios ultramarinos britânicos.
Suas colônias costumam usar outras moedas fixas à libra esterlina, além disso, quando os países da zona do euro passaram a usar o euro como moeda, a libra passou a se tornar a moeda mais antiga do mundo.
3- Dinar da Jordânia
O Reino Hachemita pertence à Jordânia e se trata de uma monarquia constitucional que se encontra localizada no Oriente Médio.
Diferente das opções anteriores, a Jordânia não possui um recurso natural como por exemplo gás ou petróleo.
Esse é o principal motivo pelo qual o país tem impulsionado a economia para diferentes setores.
Conclusão sobre a moeda mais cara do mundo
Durante o artigo lhe mostramos que a moeda mais cara do mundo é a Dinar Kuwaitiano, original do Kuwait.
Ela foi emitida no ano 1961, além disso, no momento sua cotação está de aproximadamente 3,26 dólares e 17,09 reais.
Além dessa opção não tão conhecida, existem outras diversas, incluindo o euro e o famoso dólar americano.