Você sabe o que é uma democracia liberal e como ela funciona? De antemão, já te informamos que essa é uma das vertentes que um regime democrático pode assumir.
Além disso, saber o que é uma democracia liberal é fundamental, afinal, é comum que essa tema caia em provas de concursos, vestibulares ou ENEM.
Se você se interessou pelo assunto e está procurando saber mais informações sobre o que é uma democracia liberal e como ela funciona, continue a leitura deste artigo até o fim!
Afinal, o que é uma democracia liberal?
Em primeiro lugar, a democracia liberal é considerada uma das vertentes pelo qual um regime democrático pode assumir.
Provavelmente, isso pode acabar sendo uma novidade para muitas pessoas, mas não existe apenas um modelo para a prática da democracia.
É importante esclarecer que esse regime é responsável por defender a escolha de um representante, normalmente de um presidente que irá representar a população de um determinado país.
Entretanto, é importante que ele defenda um interesse comum, e não aplique suas imposições pessoais, o que acaba desconfigurando um regime democrático.
No caso de uma democracia liberal, podemos dizer que temos um cenário mais próximo da “Democracia ideal”.
Ela nasceu na Grécia há muitos anos atrás, abaixo você vai entender um pouco mais como ele funciona.
Como funciona uma democracia liberal?
Agora que você já sabe o que é uma democracia liberal, chegou a hora de descobrir como ela funciona.
Sendo assim, a democracia liberal portanto, é um modelo político pelo qual a população possui maior liberdade para poder expressar suas ideias.
Além das suas opiniões para conseguir participar de um ambiente no qual ela esteja inserida.
Para que esses direitos consigam ser preservados, é preciso de algumas práticas em comum, veja a seguir algumas delas:
- Direito de voto para escolher os representantes políticos que irão comandar um país.
- Diferentes fontes de informação, sem um canal que seja centralizado pelo governo para poder compartilhar dados.
- Igualdade garantida para todos os cidadãos diante da lei.
- Liberdade de imprensa na hora de publicar conteúdos, dessa forma, mesmo que eles sejam críticos ao governo atual.
- Possibilidade de se candidatar para cargos públicos, assim, permitindo a participação de forma ativa na política para membros interessados.
- Realizar eleições livres, com um prazo determinado para a seleção de novos representantes.
Além dessas, existem outras características em comuns dentro de uma democracia liberal, por mais que ainda possa apresentar algumas características democráticas.
Tudo isso precisa ser garantido aos cidadãos de uma forma mais transparente.
Isso quando o cenário atual não respeita todos os pontos que foram mencionados no tópico acima, dessa forma, o regime deixa de ser de uma Democracia Liberal.
Embora ainda consigam apresentar algumas características democráticas.
Conheça as vantagens
A princípio, a democracia liberal é considerada por muitos um dos melhores regimes políticos que os países conseguem adotar.
E isso ocorre porque ela acaba trazendo algumas vantagens bem interessantes, ao menos por meio de um ponto de vista teórico.
Antes de mais nada, em tese esse é um modelo político que garante à população uma participação ativa na sociedade.
Sendo assim, depois de eleger os representantes políticos, os cidadãos precisam monitorar e acompanhar se as ações tomadas estão de acordo com o desejo da população.
Além disso, existe um alinhamento melhor entre a população e os representantes políticos.
Isso na medida em que depois de um período curto de tempo, as eleições retornam.
Ou seja, se a entrega desses representantes políticos não forem positivas aos olhos da população, eles podem acabar perdendo seus cargos.
Principais críticas da democracia liberal
Apesar da democracia liberal ter uma boa aceitação geral, principalmente no Ocidente, esse regime não está isento de receber críticas.
Dessa maneira, uma das principais críticas é que este regime funciona muito bem quando se trata da teoria.
Contudo, na prática acaba deixando a desejar, o que acaba desapontando diversos indivíduos.
Além disso, existem as pessoas que defendem a participação da população dentro da política nacional pode ser pouca ao evento das eleições.
Depois de eleger seus representantes, os indivíduos costumam a ficar muito dependentes do seu trabalho, o que acaba dificultando o contato entre eles.
Isso acaba acontecendo, afinal, durante debates, por exemplo, as decisões são tomadas exclusivamente pelos políticos, sem muitas vezes pensarem na vontade da população em si.
O que é uma democracia?
Antes de qualquer coisa, a democracia é uma organização social feito pelo povo apenas na teoria, afinal, na prática isso é bem diferente.
O que acaba resultando em um sistema governamental que acaba se formando pela livre escolha dos governantes pela maior parte da população, por meio de uma votação.
Um sistema democrático é abrangente e engloba todos os elementos da organização política de um determinado país.
Ou seja, a democracia mais do que uma forma de estado é aplicada na constituição, na ordem eleitoral e no corpo administrativo.
Além dos poderes legislativo, judiciário e executivo, e também na própria organização política de oposição e situação.
Além disso, a democracia tem como seus princípios uma série de fatores de organização política dentro de uma sociedade. Dessa forma, onde prevalecem:
- Primeiramente, a liberdade individual perante os representantes de um poder político, em especial em relação ao estado.
- Liberdade de expressão e a opinião da vontade pública de cada indivíduo.
- Por fim, a igualdade dos direitos políticos e a possibilidade de oportunidades semelhantes para que o povo e os partidos políticos consigam se pronunciar a respeito das decisões de interesse público.
A democracia busca aproximar a população das decisões políticas, contudo, nem sempre isso acontece de forma passiva.
É importante ter consciência de que a democracia sempre vence, ou seja, neste caso o partido político que mais receber votos vence.
Conclusão sobre a democracia liberal
Por fim, como falamos durante este artigo sobre o que é uma democracia liberal, esse regime é um sistema de governo democrático.
Quando os direitos e a liberdade de uma população ficam em primeiro lugar sendo respeitados.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado, afinal, esse é um assunto bastante requisitado em provas e vestibulares, assim como o raciocínio lógico.