Raciocínio Lógico Para Concurso: Aprenda 5 Dicas Para se Dar Bem na Prova!

A princípio, o raciocínio lógico para concurso é uma matéria que está presente na maioria dos concursos pelo Brasil.

Dessa forma, o indicado é que os candidatos se dediquem a aprender raciocínio lógico para concurso. Afinal, essa é uma matéria bastante requisitada e que possui certo peso nas provas.

Se você está se preparando para prestar um concurso público, confira nossas dicas sobre raciocínio lógico para concurso. Boa leitura!

5 Dicas de raciocínio lógico para concurso

Raciocínio lógico - Raciocínio logico para concurso
Raciocínio lógico (Fonte: Freepik)

Em primeiro lugar, o raciocínio lógico em concursos públicos tem se tornado cada vez mais frequente, e isso tem haver com algo muito importante:

Essa matéria está se tornando mais presente nas discussões municipais, estaduais e federais.

Sendo assim, as pessoas que estão se preparando para prestar um concurso público, independente de seu segmento, precisam entender mais sobre esse tema.

Além disso, assim como em qualquer outra disciplina para concurso público, os temas de raciocínio lógico exigem dos concurseiros muita dedicação para aprender todo conteúdo exigido para se sair bem em uma prova dessas.

Antes de mais nada, o raciocínio lógico é a capacidade do ser humano de organizar de forma inteligível os pensamentos.

Essa capacidade é utilizada em uma série de campos presentes em nossas vidas, nos ajudando na hora de desenvolver inferências, possibilitando  analisar, argumentar e justificar para conseguir concluir determinados pontos em alguns contextos.

Acima de tudo, ele existe para que possamos ser capazes de resolver problemas específicos, é por esse motivo que diversas empresas.

Desde privadas e públicas, estão em busca de pessoas que sejam boas nessa disciplina.

Confira a seguir 5 dicas sobre como ir bem na matéria de raciocínio lógico para concurso:

1- Busque sempre reconhecer os padrões

Primeiramente, o raciocínio lógico para concurso público muitas vezes está relacionado à identificação de padrões.

 Na maioria das vezes, as questões sobre esse tema possuem soluções associadas, isso porque apesar dos contextos variados apresentam em sua essência uma escolha parecida.

Quando você aprende a fazer a identificação dos padrões, passa a perder menos tempo resolvendo as questões.

Assim, indo de forma rápida e direta para aquilo que de fato precisa.

2- Não deixe de fazer análises – Raciocínio logico para concurso

Conseguir acertar um problema de raciocínio lógico em alguma prova complexa de concurso público exige que você analise com clareza os conteúdos presentes nos editais. 

Antes de mais nada, é preciso entender que de forma geral, o raciocínio lógico vem junto de ideias matemáticas. Neste caso, é possível inferir que uma grande parte dos problemas presentes em concursos irão exigir conhecimentos focados nessas duas áreas.

A boa notícia é que nessa situação estamos falando de uma matemática básica, ou seja, se você é uma pessoa que tem ou teve dificuldades com essa matéria não irá se deparar com grandes desafios.

3- Escolha um bom método de estudo

Estudar qualquer assunto para concurso público exige que você busque por matérias que sejam voltadas para esse tipo de prova, dessa forma, isso também vale no caso do raciocínio lógico.

Quando você se dispõe a analisar os atalhos necessários para poder resolver uma questão nessa área a partir dos propósitos impostos pelo concurso, consegue aprender de forma mais rápida, isso irá trazer resultados muito melhores para sua prova.

4- Absorva os mais importantes dos enunciados – Raciocínio logico para concurso

É comum que os concursos públicos costumam deixar os candidatos ansiosos e desconcentrados.

 Contudo, se focar bem no enunciado da prova, a tendência é que se tenha mais facilidade para tirar as informações necessárias para resolver o problema proposto, independente de qual seja.

Claro que demora um tempo até conseguir compreender de forma plena o que o texto ou problema está querendo nos dizer.

Em alguns dos casos falta interpretação, já em outros sobra ansiedade, mas se estiver tranquilo e elevar a capacidade humana de entendimento do que está sendo solicitado.

Fica muito mais simples identificar uma boa forma de resolver o problema, além de garantir um bom resultado na prova.

5- Absorva ao máximo os conteúdos

Quando o assunto é estudar raciocínio lógico para concurso, é fundamental começar a se preparar antes mesmo de sair o edital, principalmente se você não tem nenhuma expertise na área.

Sendo assim, se a sua maior dificuldade forem as questões de raciocínio lógico, vale a pena começar a estudar assuntos como análise combinatória, lógica proposicional, conjuntos e probabilidade.

Ao ir adquirindo novos conhecimentos sobre raciocínio lógico, você estará mais preparado para quando for anunciada a prova, dessa forma, só irá precisar se preocupar com a resolução dos problemas.

Já que essa é uma parte extremamente importante e inesgotável dos aprendizados daqueles candidatos que pretendem saber mais sobre raciocínio lógico, independente do motivo.

Não é um processo fácil encontrar boas matérias de raciocínio lógico

Infelizmente, encontrar materiais de qualidade sobre raciocínio lógico para concurso não é uma tarefa tão simples.

Embora essa seja uma matéria bem exigida em concursos públicos, ainda falta uma boa oferta de conteúdos para o melhor preparo dos alunos. Afinal, muitos possuem dificuldades na hora de selecionar conteúdos que sejam diferenciais em seu aprendizado.

Se você se complicou na hora de estudar sobre raciocínio lógico, não se desespere, afinal, existe uma solução.

É possível encontrar conteúdos de qualidade em diversas plataformas espalhadas dentro e fora da internet.

Afinal, o que é raciocínio lógico?

Raciocínio lógico se trata de uma matéria e disciplina muito recorrente, em especial em provas de concurso público. 

Raciocinar nada mais é do que usar da sua racionalidade ou de uma série de pensamentos para conseguir chegar a uma conclusão, sentido, significado ou descoberta.

A lógica por sua vez, se trata de um termo que tem como seus principais dois motivos o uso das faculdades de raciocínio para realizar alguma atividade, e o estudo normativo, analítico do raciocínio e filosófico.

Para que exista um raciocínio lógico, é preciso que exista uma premissa, uma regra e uma conclusão. Neste caso, a conclusão é derivada da premissa, já a regra é a abstração existente sobre a relação entre a premissa e conclusão.

Conclusão sobre o raciocínio lógico em concurso

Além da ciência da natureza, o raciocínio lógico para concurso é uma das matérias mais requisitadas durante essas provas. Afinal, o principal intuito dessa prova é fazer o candidato pensar fora da caixinha para ter bons resultados.

O raciocínio lógico como citamos durante este artigo, é o ato de usar a racionalidade para usá-la em diferentes linhas de pensamento e na resolução de problemas.

Dessa forma, essa matéria pode ser utilizada em questões de humanas e também de exatas, por isso, é fundamental que o candidato se prepare para as provas se aprofundando nesses assuntos.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.