Como Ter Confiança em Si Mesmo: Aprenda a Desenvolver a Autoconfiança!

Atualmente muitas pessoas buscam maneiras de como ter confiança em si mesmo, afinal, com o mundo atual a insegurança infelizmente acabou fazendo parte da vida de muitas pessoas.

Contudo, tem como ter confiança em si mesmo a partir de algumas práticas diárias que podem te ajudar a desenvolver sua autoconfiança e se olhar com mais gentileza e carinho.

Para saber como ter confiança em si mesmo, e desenvolver sentimentos positivos sobre você, fique atento a leitura desse artigo e aproveite nossas dicas!

Afinal, como ter confiança em si mesmo?

Mulher subindo degraus  - Como ter mais confiança em si mesmo
Mulher subindo degraus (Fonte: Pixabay)

Antes de mais nada, atualmente a baixa estima faz parte da vida de muitas pessoas, muito por conta do alto padrão de “perfeição” que é mostrado nas redes sociais.

Ao longo da vida como na adolescência, por exemplo, a autoconfiança tende a sumir praticamente.

Já na fase adulta, é comum nos sentirmos inseguros e até mesmo despreparados diante de diversas situações, inclusive durante a jornada profissional.

Contudo, saiba que é possível desenvolver níveis saudáveis de autoconfiança, independente de qual seja a sua idade, e até mesmo sendo uma pessoa pessimista.

Reconhecer seus esforços, oferecer apoio durante momentos difíceis e recompensá-los por seu desempenho ajuda a aumentar o sentimento de valor que é fundamental para ter confiança em si mesmo.

A autoconfiança diferente do que muitos pensam, não é um traço de personalidade nem se quer uma característica intrínseca do ser humano.

Desse modo, ela pode ser desenvolvida e até mesmo ampliada, para isso você só precisa usar as estratégias corretas, assim, ter autoconfiança exige muita prática e persistência.

Desenvolver a autoconfiança exige muita paciência e controle das emoções, afinal, ela não vai se estabelecer do dia para a noite.

Neste caso, é mais produtivo começar a realizar pequenas ações diárias para elevar sua autoestima, e consequentemente te fazer ter mais qualidade de vida.

Veja abaixo dicas de como ter confiança em si mesmo:

1- Esteja cercado por pessoas positivas

Em primeiro lugar, da mesma forma que seus pensamentos, o humor e as atitudes alheias também acabam influenciando na sua autoconfiança.

Isso porque um círculo social negativo pode acabar acentuando ainda mais suas inseguranças, dessa forma, tornando os problemas maiores do que eles realmente são.

Isso não é notado apenas em ambiente profissional, infelizmente, diversas vezes é um comportamento vindo da própria família.

Por exemplo, sempre ver o lado negativo das coisas, ao invés do positivo, impede que você possa enxergar as soluções.

Ou então que reconheça o lado positivo que tem em tudo, afinal, quando você foca apenas no negativo acaba começando a ver defeitos em você que sequer existem.

Além disso, se cercar de pessoas positivas te ajuda a ter mais saúde e bem estar no trabalho e na vida em si.

2- Não se compare

A comparação, sem dúvidas, é um dos principais causadores da falta de confiança.

Com a evolução da internet e o crescimento das redes sociais, a comparação passou a se tornar um grande mal da atualidade.

Isso porque muitas pessoas começaram a comparar suas vidas com a realidade “perfeita” que muitas vezes é mostrada na internet.

Ou seja, começam a comparar desde seus bens materiais até seu corpo,  rosto, começando a ver defeitos onde não tem, tudo por conta de uma comparação.

Isso é muito grave, porque muitas vezes essas comparações acabam levando as pessoas a desenvolver problemas maiores de autoestima, insegurança e etc.

Saiba que cada pessoa é única, e que quase nunca a vida perfeita mostrada nas redes é de fato a realidade.

Cada ser humano possui suas individualidades, não existe o corpo, rosto, cabelo perfeito, cada indivíduo é um e cada realidade é uma.

Foque mais nas suas qualidades e lembre-se que você tem os seus diferenciais que pertencem apenas a você.

3- Rompa seus padrões de medos – Como ter confiança em si mesmo

Alguns padrões e medos existem apenas para bloquear seu crescimento pessoal e profissional.

Assim, não expor um projeto ou uma ideia na empresa por medo do que as pessoas vão pensar, ou se não gostarem, são alguns exemplos claros de como esses padrões de insegurança e medo podem ser sabotadores.

É claro que ninguém gosta de errar, contudo, deixar de fazer algo por medo de tentar e falhar é um de seus maiores impedimentos para seu sucesso e felicidade.

Afinal, não tem como saber se algo vai ou não dar certo se você não tentar, isso em todas as áreas da vida, além disso, isso está diretamente ligado a sua autoconfiança.

Quando você começa a focar em seus pontos fortes e positivos, reconhece que tem capacidade para sair da sua zona de conforto, e superar os obstáculos que venham a aparecer em seu caminho.

Dessa maneira, cada vez mais você consegue enfrentar seus medos, seja o medo de falhar, falar em público, ou qualquer outro.

Então, uma dica importante é começar a passar por desafios que antes não passaria por medo ou por não acreditar no seu potencial.

Claro, sempre tudo dentro da lei e garantindo sua saúde física e mental, contudo, arrisque mais, seja no trabalho ou na vida pessoal, diga mais “sim” para você.

4- Valorize suas qualidades

Todos nós passamos por dificuldades e desafios no decorrer da vida.

Contudo, deixar que eles se sobressaiam em relação às suas qualidades e aos acontecimentos positivos da vida, sem dúvidas, é um grande erro.

Como frisamos anteriormente, a autoconfiança é um processo que precisa ser trabalhado todos os dias em diferentes situações, até que ela se torne algo natural.

Quando você fica focando no que um dia deu errado, acaba reforçando ainda mais os pensamentos negativos, como por exemplo “nada dá certo para mim”, “sou um fracasso” e etc.

Para conseguir mudar esse cenário, seja em sua carreira ou na vida pessoal e social, comece a trabalhar mais suas características positivas.

Além das suas competências e aptidões, prestando atenção em elogios que as pessoas fazem e nas atividades que normalmente você gosta de fazer.

Além disso, não desanime caso tenha recaídas, isso porque elas são normais e aceitáveis.

O que definitivamente não pode é insistir em enxergar apenas seus medos e dificuldades, sem dar valor às coisas boas.

5- Desenvolva sua autoestima – Como ter confiança em si mesmo

Autoconfiança e autoestima funcionam como Tico e Teco ou Coxinha e Coca-cola: ou seja, eles sempre andam lado a lado.

Esse conceito é referente à qualidade de se valorizar, se aceitar, se gostar e ser feliz com quem você é.

Portanto, se você não se valoriza, como é que vai trabalhar sua autoconfiança e esperar que os outros te valorizem?.

Gostar de você mesmo é uma base fundamental para seu crescimento, afinal, você costuma investir em algo que não gosta?

Para fazer isso, comece cuidando mais de você, descobrindo e praticando novos hobbies, se conectando mais com seu interior, reclame menos e nunca se compare com outras pessoas.

Cada um está no degrau que precisa estar, assim, ter o hábito de se comparar com o outro acaba impedindo que você note essa evolução.

Aqui está mais um clichê que precisa ser levado em consideração, isso porque ele é muito importante:

A beleza e as qualidades do outro não diminui a sua, como falamos anteriormente, cada um tem as suas individualidades que fazem de si um ser único.

6- Não arraste problemas

Por acaso, você é o tipo de pessoa que deita na cama e fica pensando em mil coisas que aconteceram no passado e você já não pode fazer mais nada para mudar, ou então naqueles que ainda nem aconteceram?

Ficar arrastando inseguranças, dúvidas, problemas e ansiedade, só irá fazer você acreditar que eles não serão resolvidos, ou que eles são piores ou maiores do que de fato são.

Dessa maneira, ao invés de ter mais autoconfiança você passará a ser uma pessoa negativa, que só enxerga defeitos e situações que não estão no seu controle.

Isso fará você ficar esgotado psicologicamente e não o deixará enxergar as possibilidades e oportunidades que estão disponíveis em seu caminho.

Para conseguir sair desse looping autodestrutivo, comece buscando identificar os momentos nos quais mais pensa em problemas ao longo do dia.

Assim você consegue bloqueá-los antes que eles comecem a martelar em sua cabeça.

Quando notá-los comece a pensar em coisas boas, ou a focar sua mente em outros afazeres, procure pessoas do seu convívio para se distrair.

Além disso, lembre-se daquele famoso ditado: “Cabeça vazia é oficina do diabo”.

Mantenha-se ocupado e produtivo, afinal, as chances de ter tempo para pensar em algo negativo serão bem menores.

Como podemos perceber até aqui, aprender como ter mais autoconfiança é basicamente um exercício de conseguir se amar todos os dias.

Portanto, nada de ficar se diminuindo e se comparando em relação às outras pessoas.

Nem fique mentalizando problemas falando a si mesmo que não consegue algo, os pensamentos tem poderes e eles podem te levar onde você quiser.

7- Linguagem corporal

Um livro publicado no ano de 1986 ficou conhecido por desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano.

Assim, mostrando suas expressões, atos corporais e gestos que expressam sentimentos ou então posicionamentos internos.

Com base nisso, a postura “fala” como uma determinada pessoa se sente ou se enxerga.

Ou seja, ombros caídos, cabeça baixa e coluna curvada são sinais de insegurança ou timidez.

Sendo assim, qual mensagem o seu corpo está transmitindo para os outros?

Agora, uma cabeça erguida, coluna ereta e peito aberto pronto para enfrentar o mundo passa aos outros uma imagem segura de quem você é e onde deseja chegar.

8- Aceitar elogios é um grande aprendizado

Outro passo de como ter confiança em si mesmo, que pode até parecer bobagem para muitas pessoas, é aprender a aceitar elogios.

Nesse caso, negar elogios ou cancelar o que falam de positivo ao seu respeito não é atitude de uma pessoa confiante.

Além disso, não se sentir digno de reconhecimento é péssimo para sua autoimagem.

De agora em diante, ao receber um elogio de outra pessoa, aceite, agradeça e acredite que é merecedor.

9- Aceite suas virtudes

O autoconhecimento está diretamente ligado à plena aceitação dos seus defeitos e virtudes.

Assim, reconhecendo cada um deles fica mais fácil de lidar com eles na prática.

tanto para poder melhorar o que for preciso, quanto para ter orgulho das suas próprias qualidades.

Confie mais no seu grande potencial e seja gentil consigo mesmo, você está fazendo o que pode com aquilo que tem no momento.

Não se cobre tanto e se lembre que as virtudes sempre importam mais do que as limitações.

10- Busque aprender coisas novas – Como ter confiança em si mesmo

Enfrentar os desafios é uma forma de fortalecer ainda mais sua autoconfiança.

Não fique criando desculpas para fazer algo novo, nem se quer duvide que consegue realizar alguma tarefa.

Dessa forma, é bem melhor romper os seus limites e perceber o quanto você é uma pessoa capaz de ser e fazer tudo o que deseja.

Pode ser uma meta no trabalho, praticar um esporte específico, ou um novo hábito que deseja inserir em sua rotina, como por exemplo uma alimentação saudável.

O mais importante são suas conquistas e o aumento de forma gradual da confiança em si.

11- Experiências do passado ensinam a evoluir – Como ter confiança em si mesmo

Sua trajetória de vida mostra quem você é, tudo o que superou e conquistou para chegar onde está agora.

Seus erros e acertos precisam servir como guias para sua aprendizagem e amadurecimento ao decorrer da vida.

Ou seja, o que está feito, está feito, não adianta ficar se culpando ou sofrendo com algo que já passou.

Muito pelo contrário, use cada experiência da sua vida como um guia para sua própria evolução humana.

Comece a descomplicar as coisas, se livre de crenças limitantes e viva de forma mais leve.

12- Esteja sempre disposto a ajudar

Ser altruísta e fazer o bem é uma grande oportunidade de fortalecer sua autoconfiança.

Ajudar outra pessoa, seja oferecendo um ombro amigo, prestando um favor ou então se envolvendo em ações sociais, sem dúvidas, é uma experiência gratificante.

Além disso, ações como essas ajudam a fortalecer a autoconfiança, afinal, ela gera a sensação de bem-estar e importância no mundo.

13- Medite ou faça terapia

Práticas como o mindfulness e a meditação são extremamente benéficas para o autocuidado humano.

Ainda ajudam a elevar a confiança e autoestima, sem contar que esses hábitos contribuem para uma boa saúde mental.

Ademais, ajudam a aumentar a consciência de forma gradativa, proporcionando ao indivíduo uma melhor percepção de suas emoções e sentimentos.

A psicoterapia se trata de mais um instrumento para poder trabalhar a autoconfiança.

Por meio dela o psicólogo consegue avaliar quais são as causas da insegurança e orientar o paciente sobre quais sentimentos precisam ser superados.

Sem dúvidas, investir em uma boa terapia é uma excelente forma de ter mais qualidade de vida.

Seja em suas relações pessoais ou no âmbito profissional, dessa forma, a produtividade, criatividade e inteligência emocional ganham destaque.

Conheça as características da confiança

Pessoas que são confiantes parecem transitar em nossas vidas como se nada de ruim fosse capaz de afetá-las.

Essas pessoas são admiradas por onde passam por serem mais proativas e não temerem a situações negativas quando compartilham suas opiniões.

Além disso, elas simplesmente pensam e fazem, não significa que elas vivem em um mundo ilusório, mas sim que possuem uma visão da vida mais leve.

O que acaba deixando essas pessoas mais atraentes e admiráveis é a segurança saudável e inabalável que elas têm em si mesmas.

Esse sentimento ou crença tradicionalmente é descrito como algo que é capaz de fazer muito bem a ponto de ter grande sucesso, independente de qual seja a definição dessa palavra para você.
Ter Confiança em si mesmo significa confiar e aceitar a si próprio, assim como seus talentos e habilidades que fazem de você um ser único.

Características

Pessoas mais confiantes compartilham algumas características em comum, como por exemplo:

  • Respeitam a si mesmas, dessa forma, se recusando a ir contra seus valores, crenças e ética.
  • Possuem uma opinião positiva sobre elas mesmas.
  • Se sentem confortáveis por serem quem são.
  • Aceitam os elogios e os recebem de bom grado.
  • Apreciam sua aparência, e caso encontrem aspectos que não se sintam bem, trabalham para conseguir muda-los.
  • Elas se amam acima de qualquer coisa, por esse motivo se colocam em posição de prioridade em suas vidas.
  • Se lembram mais dos momentos felizes e bons do que dos momentos tristes e desafiadores.
  • Tem como seu principal foco o  crescimento pessoal e autoconhecimento.

Enquanto a confiança busca ajudar as pessoas a subirem em sua vida, a falta de confiança acaba levando para o caminho contrário.

Uma pessoa que seja incapaz de confiar em si mesma não consegue de forma alguma desenvolver seu potencial máximo.


Além disso, acaba se punindo com pensamentos autodepreciativos por conta de seus erros, dessa forma, é como se convivesse com seu pior inimigo diariamente.

Falta de confiança

Os fatores responsáveis por causar a falta de confiança, são variadas e afetam as pessoas de formas diferentes.

As experiências de vida, os relacionamentos interpessoais, entre outros fatores acabam fazendo que a falta de confiança em si mesmo se torne algo presente.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.